Looking For Anything Specific?

 




Agora o CPF pode ser impresso pela internet



Serviço está em vigor desde setembro do ano passado. Confira o passo a passo.

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é um dos documentos que o cidadão mais utiliza no dia a dia. Pouca gente sabe, mas, em caso de perda, ele agora é impresso pela internet.

Com tantos papéis na carteira, o documento foi aposentado.
“O meu está na escrivaninha”, revela um homem.

O CPF é o registro do cidadão na Receita Federal. É obrigatório na abertura de conta no banco e na declaração do Imposto de Renda. O documento, criado em 1968, era de papel. Depois virou plástico. E agora é online.

“Que beleza! Não sabia”, comemora outro homem.
A mudança foi feita pela Receita em setembro do ano passado, mas é difícil conseguir essa informação. O número 146 da Receita até agora não foi atualizado.
“Para solicitar segunda via do cartão CPF, procure diretamente uma das agências do Banco do Brasil, da Caixa ou dos Correios”, indica o serviço de informação por telefone.
Uma atendente admite que a gravação é antiga. “Desconsidere e emite pelo site. Não tem nenhum custo e sai na hora”, orienta.

Na página da Receita Federal na internet, é necessário clicar em cima da sigla CPF. Na página seguinte, é preciso clicar em “Segunda Via”. O próximo passo é pedir para imprimir o comprovante de inscrição no CPF. A partir deste passo é preciso fornecer data de nascimento, documentos pessoais e o número de recibo do comprovante de declaração do Imposto de Renda dos dois últimos anos. Só aí o sistema gera um código e é possível imprimir o documento.
Quem vai tirar o CPF pela primeira vez precisa se inscrever antes em uma agência da Caixa, do Banco do Brasil ou dos Correios. A pessoa paga uma taxa e recebe na hora um número de inscrição, com o qual pode imprimir o documento pela internet.

Uma jovem questiona se outra pessoa pode imprimir o CPF dela.
“É muito mais perigoso”, comenta um jovem.

Segundo a Receita, é a exigência de dados pessoais e a criação de um código que deixam o sistema mais seguro.

“O número traz um código que permite a qualquer pessoa confirmar a autenticidade daquele documento no site da Receita Federal”, diz o subsecretário da Receita Federal, Carlos Roberto Occaso.

Para quem é isento de Imposto de Renda, é necessário informar o número do título de eleitor no site da Receita Federal para imprimir a segunda via do CPF.

Confira o caminho.


Se você ainda não está inscrito no CPF, veja como fazer sua inscrição.
Se você já possui número de inscrição no CPF, a comprovação da inscrição pode ser feita de uma das seguintes formas:

1) apresentação do "Comprovante de Inscrição no CPF" impresso na página da Receita Federal na Internet ou emitido pela entidade conveniada, desde que acompanhado de documento de identificação do inscrito;

2) menção do número de inscrição no CPF em outros documentos como: carteira de identidade (RG), carteira nacional de habilitação (CNH), registro civil de nascimento, carteira de trabalho e previdência social (CTPS) e outros documentos;

3) apresentação do Cartão CPF, emitido em conformidade com a legislação anterior
.
Atenção: A 2ª Via do cartão do CPF foi substituída pelo Comprovante de Inscrição. 

Fonte: http://www.elesbaonews.com/sergio-luiz/11017-agora-o-cpf-pode-ser-impresso-pela-internet.html

Postar um comentário

0 Comentários