Looking For Anything Specific?

 




COMITÊ DAS NAÇÕES UNIDAS PELOS DIREITOS DA CRIANÇA ESTÁ CHOCADO COM O ASSASSINATO DE CRIANÇAS SÍRIAS EM SUPOSTOS ATAQUES QUÍMICOS.



O suposto ataque com armas químicas nos subúrbios da capital da Síria, Damasco, que mataram mais de 300 civis, incluindo muitas crianças, é um exemplo trágico e horrível de como as crianças sírias estão pagando o preço final do conflito, disse o Comitê das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança (CDC).

"Esta atrocidade é uma grave violação da Convenção sobre os Direitos da Criança", disse o Presidente do Comitê Kirsten Sandberg. "É um exemplo chocante de como os direitos das crianças são violados, principalmente o direito à vida, com o aprofundamento conflito sírio."

"Quem cometeu esses crimes, assim como todos os responsáveis por outros crimes cometidos contra crianças sírias, devem ser responsabilizados", disse a Sra. Sandberg, em nome da Comissão.

A Convenção sobre os Direitos da Criança, aplica-se em todos os momentos, a Sra. Sandberg, disse, destacando que mais de 7.000 crianças foram mortas desde o início do conflito, e muitos mais foram feridos.

"O Comitê se junta ao apelo feito pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos a todas as partes no conflito para parar  de alvejar  civis", acrescentou.

Em 2011, durante uma revisão regular da implementação pela Síria, da Convenção, o Comitê detalhou uma série de violações dos direitos das crianças do país, especialmente o direito à vida e à segurança e à liberdade contra a tortura e os maus-tratos. Em maio de 2012, o Comitê denunciou publicamente o Houleh El massacre em que 108 pessoas, incluindo 49 crianças, morreram.

A Comissão de 18 membros sobre os Direitos da Criança monitora a implementação da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança, ratificada por 193 países, tornando-se o tratado de direitos humanos mais amplamente ratificado da ONU.

A Comissão indicou que seria avaliar a situação das crianças sírias durante sua próxima sessão, que começa em 16 de setembro.

Fonte:  http://www.ohchr.org/EN/NewsEvents/Pages/DisplayNews.aspx?NewsID=13660&LangID=E

Postar um comentário

0 Comentários