Looking For Anything Specific?

 




Cadastro Nacional dos Conselhos Tutelares



O Brasil é um país pioneiro na consolidação de legislação sobre direitos da criança e do adolescente. Dentre os avanços que o Estatuto da Criança e do Adolescente proporcionou, sem sombra de dúvidas, um dos principais foi a criação dos Conselhos Tutelares, que desempenham função estratégica para afirmação dos direitos de crianças e adolescentes. São estruturas fundamentais para a tarefa de zelar pelo cumprimento dos direitos, operando no enfrentamento à negligência, à violência física, à violência psicológica, à exploração sexual e a outras formas de violações que infelizmente vitimam nossas meninas e meninos.

Como fruto de ações direcionadas do Estado e da sociedade civil organizada, a rede dos Conselhos Tutelares está em expansão e, ao final do Cadastro Nacional, o Brasil já contava com 5.906 unidades. Esse avanço, é importante dizer, é o reconhecimento de uma luta que vem antes de 1990, ano de publicação do Estatuto, que trás em seu cerne o paradigma da proteção integral e da prioridade absoluta e que ainda impõe uma série de mudanças sociais, políticas e administrativas. O presente cadastro traz um levantamento dos dados de todos os Conselhos Tutelares no Brasil. Ele nos permite conhecer, promover e fortalecer a atuação dessas estruturas imprescindíveis para a construção de um país com cada vez mais direitos para as 56 milhões de crianças e adolescentes brasileiras. Eles merecem o melhor do nosso país, com atenção, proteção e cuidado aos seus direitos por parte de todos: do Estado, da sociedade e da família. Essa é a referência fundamental para a implantação de políticas públicas voltadas à proteção integral, sempre com prioridade absoluta, que está em curso no nosso país sob a liderança determinada da presidenta Dilma Rousseff.

Acesse aqui o Cadastro Nacional dos Conselhos Tutelares (Arquivo em PDF).

Fonte: http://www.sdh.gov.br/assuntos/criancas-e-adolescentes/cadastro-nacional-dos-conselhos-tutelares-2

Postar um comentário

2 Comentários

Unknown disse…
ola leo tudo bem , aqui e vanessa lembra me apelidaram de GCM kkkk, muito bom seu blog estou sempre lendo algumas noticia e creio que vc esta realizando um bom trabalho . agora estou na área do direito no 3 ano e estou , querendo seguir a linha de trabalho sobre trabalhos defesa da criança e adolescente , gostaria de estar mas perto de SBC, mas haverá tum tempo venho deixar meus cumprimentos pelo blog
Léo Duarte disse…
Oi Vanessa, que bom saber que vc esta bem, tenta vir no EURECA no dia 28/02.

Bju