Looking For Anything Specific?

 




São Bernardo lança campanha de combate à violência contra crianças e adolescentes

O conselheiro tutelar Leonardo Duarte pede a criação de delegacias especializadas para apurar crimes cometidos contra criança e adolescente.

Projeto vai promover encontros nos bairros para conscientizar a população sobre a importância de relatar casos às autoridades
              
LETÍCIA GOMES   
Da Redação*


A cidade de São Bernardo deu início à campanha ‘Proteja Brasil - Enfrentamento a Violência Contra a Criança e o Adolescente e o Papel do Conselho Tutelar’. O município é um dos primeiros do país a participar do projeto, uma iniciativa do Ministério do Turismo e da Secretaria de Direitos Humanos do governo federal.

O lançamento da Campanha ocorreu na última sexta-feira (9), na Câmara Municipal. O objetivo é desenvolver ações de divulgação de forma descentralizada, com encontros em escolas, igrejas e associações de moradores de bairros.

“Queremos conscientizar as pessoas sobre a importância de relatar os casos ou suspeita de violência contra crianças e adolescentes e divulgar o disque 100 que atende essas denúncias”, esclarece Leonardo Duarte, conselheiro tutelar de São Bernardo.

No município há três conselhos tutelares, compostos por cinco conselheiros cada. Desde janeiro deste ano, o órgão já recebeu 157 denúncias anônimas. Mas o número de casos na região pode ser maior, já que as escolas e unidades de saúde não encaminham as denúncias para os conselhos.

Outro objetivo dos responsáveis pela campanha é a criação de delegacias especializadas para humanizar os atendimentos às vítimas de abusos e maus-tratos. “As delegacias do ABC não estão preparadas para atender esses crimes. Os delegados abordam a criança de forma imprópria. Duvidando da denúncia, colocando a culpa da violência na vítima”, conta Duarte.

18 De Maio

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Menores no Brasil será lembrado pelo Conselho Tutelar e pelo Fórum Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de São Bernardo. No dia 17 de maio, os órgãos públicos promoverão um “panfletaço”, na praça Lauro Gomes, às 9 da manhã.
A entrega do material informativo é uma forma de alertar a população sobre a importância de proteger crianças e adolescentes de qualquer situação de violência.


*Esta reportagem foi produzida por estagiários da Redação Multimídia da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo

Fonte: http://www.metodista.br/rronline/noticias/cidades/2014/05/sao-bernardo-lanca-campanha-de-combate-a-violencia-contra-criancas-e-adolescentes

Postar um comentário

0 Comentários