Com o objetivo de ampliar as plataformas de denúncias de violência
contra a mulher, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) lançou
um aplicativo para celular e tablet, o Clique 180. A solução, assim
como o Ligue 180, permite às mulheres vítimas de violência e às pessoas
que testemunharem essas situações, fazer denúncias à Central de
Atendimento à Mulher.
Desenvolvido pela ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas para a
Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, em parceria com a
SPM e apoio da Embaixada Britânica, o Clique 180 atende tanto mulheres
em situação de violência, quanto pessoas que não compactuem e queiram
ajudar denunciando as agressões.
Além do acesso à central da SPM, que recebe denúncias e fornece
orientações, o Clique 180 contêm informações sobre os tipos de violência
contra as mulheres, dados de localização dos serviços da Rede de
Atendimento e sugestões de rota física para chegar até eles. Integram
ainda o aplicativo conteúdos como a Lei Maria da Penha e uma ferramenta
colaborativa para mapear os locais das cidades que oferecem risco às
mulheres.
O aplicativo será permanente e está disponível para os sistemas iOS
do iPhone e Android dos demais smartphones. Pode ser baixado na Apple
Store ou na Google Play. Para tanto, basta digitar Clique 180 e seguir
os passos de instalação.
O Ligue 180
O número 180 da Central de Atendimento à Mulher é o canal criado para
receber denúncias e orientar mulheres vítimas de violência. Visando
aperfeiçoar esse atendimento, a SPM transformou o Ligue 180 em
disque-denúncia, em março de 2014. Com a mudança, as denúncias recebidas
são encaminhadas aos sistemas de Segurança Pública e Ministério Público
de cada um dos estados e Distrito Federal, o que significa tratamento
às denúncias com maior agilidade e eficácia.
Dessa forma, a central dá início à apuração das denúncias ao mesmo
tempo em que mantém a função de prestar informação e orientação a quem
ligar. As ligações são gratuitas e o serviço funciona 24 horas.
Ocorrências em 2013
A SPM divulgou dados dos atendimentos do ano de 2013 que mostram
algumas evoluções e detalham as situações vividas pelas vítimas. A
Central de Atendimento à Mulher atingiu 532.711 registros no ano
passado, totalizando quase 3,6 milhões de ligações desde que o serviço
foi criado, em 2005.
Fonte: http://www.compromissoeatitude.org.br/aplicativo-para-celular-amplia-canais-para-denuncia-de-violencia-contra-mulher-blog-do-planalto-22062014/?print=1
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