Looking For Anything Specific?

 




Dados revelam que quase 14% das meninas trabalham ou já trabalharam


O programa Nacional Jovem abordou a questão do trabalho infantil, baseado em uma pequisa realizada pela organização não governamental (ONG) inglesa Plan International, que atua no Brasil desde 1997. A pesquisa revela que quase 14% das meninas de 6 a 14 anos do país afirmaram trabalhar ou já ter trabalhado. Para falar sobre o assunto, conversamos com a Assessora da Secretária Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Juliana Petrocelli.

A assessora apontou que as principais causas do trabalho infantil estão ligadas às questões estruturais como as desigualdades sociais, a inclusão precária dos adultos no mercado de trabalho e a uma questão cultural enraizada em famílias desfavorecidas do nosso país, que entendem essa pratica como normal. Destacou, também, que apesar do temor de o Brasil não cumprir o acordo para erradicação do Trabalho Infantil estabelecido com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) até 2020, o país segue algumas medidas para alcançar essa meta, como o fortalecimento de políticas públicas e sócias, campanhas em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como prevenção e proteção às famílias que são suportes importantes nesse processo.

Outro dado da pesquisa comentado e que chamou atenção foram os autos índices de violência infantil contra meninas. Os maiores índices registrados foram no estado do Pará, com 26,4%, e o menor no Maranhão, com 13,3%. A assessora diz que isso reflete as desigualdades regionais do nosso país, e que essas são as regiões mais acometidas pela violência, e, ainda, salientou que os meios para melhorar esses índices passam por dar às crianças e aos adolescentes meios de desfrutarem o melhor da infância, como o lazer,  a educação.

O Nacional Jovem vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, pela Rádio Nacional da Amazônia (horário de Brasília) e, às 12h, pela Rádio Nacional do Alto Solimões (horário local). Você pode ouvir o programa no mesmo horário, ao vivo, aqui no site das Rádios EBC.


Produtor Adrienne Ribeiro

Fonte: http://radios.ebc.com.br/nacional-jovem/edicao/2014-09/pesquisa-revela-que-quase-14-das-meninas-trabalham-ou-ja-trabalharam

Postar um comentário

0 Comentários