Looking For Anything Specific?

 




10 filmes sobre os direitos da criança e do adolescente


Por Ana Luísa Vieira
No livro “Vida, o Filme – Como o Entretenimento Conquistou a Realidade”, o autor Neal Gabler ressalta que, além de levar emoção à rotina, os filmes “nos prestam também um serviço psicológico inestimável”. Afinal, diz ele, “sejam quais forem as dores, não deveríamos querer afastar o sofrimento, as perdas e o desespero, mesmo que isso fosse possível. Precisamos deles para enrijecer, para que estejamos totalmente vivos e nos sintamos como tal”. Retratar difíceis realidades, valorizar as diferenças e sensibilizar o público estão justamente entre os objetivos da Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul. O evento chega à 9ª edição e segue em cartaz até 20 de dezembro em todas as capitais brasileiras, com entrada gratuita. Entre janeiro e março de 2015, os 41 filmes serão exibidos em mil pontos culturais do interior do país (confira aqui a programação completa). A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
Cena do filme Meu Amigo Nietzsche (Divulgação)
A pedido do Promenino, os curadores fizeram uma seleção de dez filmes que tratam dosdireitos das crianças e dos adolescentes, sob os olhares de diretores de diferentes países. Sete deles compõem o guia deste ano – os outros três foram exibidos na Mostra de 2013. A reportagem conversou com o cineasta Daniel Nolasco, um dos organizadores do evento, a respeito da necessidade de se utilizar o cinema para provocar a reflexão sobre a infância. Confira:
Promenino: Qual a importância de se levar ao cinema os direitos humanos e sensibilizar o espectador sobre a temática?

Daniel Nolasco: O cinema tem nos dias atuais, e sempre teve no passado, um forte apelo popular e uma grande capacidade de comunicar e dialogar com as pessoas de todas as classes e grupos sociais. Aproximar as questões dos direitos humanos (como os direitos da criança e do adolescente, a luta dos movimentos sociais como LGBT, negros, mulheres, entre outros) da linguagem do cinema é uma forma de promover um debate e provocar uma conscientização sobre assuntos tão importantes. Filmes que abordam os temas dos direitos humanos têm a capacidade de instigar no espectador o debate, incitá-lo a uma conscientização sobre essas questões e ser um agente de mudança por uma sociedade mais justa e tolerante.

Daniel Nolasco: Uma das preocupações no momento de escolher os filmes que compõem a Mostra é a diversidade de temas relacionados aos direitos humanos. Este ano, por exemplo, temos filmes como “Polinter”, de Dafne Capella, um documentário que traz uma reflexão sobre as pessoas em situação prisional. “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, aborda de maneira delicada a questão da deficiência visual na adolescência e do homoerotismo. “Galus Galus”, de Clarissa Duque, é uma animação da Venezuela que traz uma interessante reflexão sobre as pessoas em situação de rua.“Jessy”, de Paula Lice, Rodrigo Luna e Ronei Jorge aborda de maneira muito original a questão do gênero e da mulher. Esses filmes e os demais que compõem a Mostra deste ano, e dos anos anteriores, refletem a preocupação da curadoria de ter uma diversidade de temas representados e discutidos que ajudem a pensar sobre os direitos humanos em todas as esferas e possibilidades.


Daniel Nolasco: No ano passado, um dos destaques foi o média-metragem, dirigido por Theresa Jessouroun, “Quando a Casa é a Rua”. O filme faz um retrato corajoso de como vivem as crianças e adolescentes em situação de rua no Rio de Janeiro e na Cidade do México, e recebeu o prêmio do público na categoria de média-metragem na Mostra de 2013. Este ano três filmes que abordam temas relacionados à criança e ao adolescente são obras premiadas: “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro, recebeu o Prêmio Teddy e o Prêmio da Crítica Fipresci [The International Federation of Film Critics] no Festival de Berlim. Além de ser o filme escolhido para ser o representante do Brasil na disputa por uma indicação na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar do próximo ano. “Sanã”, de Marcos Pimentel, recebeu o Grande Prêmio Curta Cinema de 2013. “Meu Amigo Nietzsche”, de Fáuston da Silva, foi escolhido pelo público como o melhor curta-metragem no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand e conquistou também o reconhecimento dos jurados com o Prêmio “Fernand Raynaud” de melhor comédia. Um dos destaques é o curta “Sophia”, de Kennel Rógis, que procura entender como é o universo sonoro da personagem Sophia, que possui deficiência auditiva.

O menino Dharavi trabalha como vendedor de chá e mora na favela mais pobre de Mumbai, na Índia. Ele alimenta um simples desejo: ir à escola como as outras crianças.

Promenino: Os direitos das crianças e dos adolescentes estão sempre presentes nas edições. Esta também é uma preocupação da Mostra, a de abordar todas essas esferas?
Promenino: Sobre os filmes selecionados [lista abaixo], há algum destaque?

Clique no titulo do filme e confira, o trailer de cada filme.
FONTE: http://18razoes.wordpress.com/2014/11/22/10-filmes-sobre-os-direitos-da-crianca-e-do-adolescente/

Postar um comentário

0 Comentários