Looking For Anything Specific?

 




CNPq oferece bolsas de estudo pelo Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas para uma Chamada de Projetos (CNPq/CISB/SAAB N º 42/2014), que vai conceder bolsas de estudo na Suécia. 
Para esta Chamada serão oferecidas 15 bolsas de estudo, sendo 10 na modalidade Pós-doutorado no Exterior (PDE) e cinco para Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE). As áreas de interesse são materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação e sistemas de engenharia mecânica, todas voltadas à aeronáutica.
Os interessados em participar da chamada poderão se inscrever na Plataforma Carlos Chagas, a partir da página do CNPq até o dia 15 de maio de 2015. Para interagir com grupos de pesquisa acadêmicas na Suécia e pesquisadores da Saab AB para construção das propostas, os candidatos podem se registrar na plataforma colaborativa do CISB até o dia 8 de maio de 2015.
As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) e a Saab AB, empresa de tecnologia para os segmentos de defesa e segurança, focada em Inovação, com sede na Suécia.
A Saab AB ampliou sua colaboração tecnológica com o Brasil ao firmar contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG e sistemas e equipamentos relacionados.
O objetivo é atrair pesquisadores brasileiros para desenvolver seus projetos de pesquisa nas universidades suecas renomadas e nos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da Saab e assim aumentar a rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de aeronáutica entre os dois países.
Já foram lançadas três chamadas anteriores, onde cerca de 30 pesquisadores de instituições públicas e privadas das regiões Sul, Sudeste e Nordeste do Brasil puderam desenvolver seus projetos em universidades de excelência, como Chalmers University of Technology, University College of Skövde, Royal Institute of Techonology (KTH), Swedish Institute of Computer Science (SICS) eLinköping University.
Requisitos:
Os candidatos devem atender aos requisitos previstos na Chamada e ainda nas normas específicas de cada bolsa. As normas de concessão para bolsas individuais no exterior nas modalidades Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), estão disponíveis na página do CNPq na internet.
Acesse mais informações sobre o CISB e sobre a chamada.
FONTE: http://www.brasil.gov.br/ciencia-e-tecnologia/2015/02/cnpq-oferece-bolsas-de-estudo-pelo-ciencia-sem-fronteiras

Postar um comentário

0 Comentários