Looking For Anything Specific?

 




Curso sobre o processo de escolha dos Conselheiros Tutelares. CLIQUE AQUI PARA SE INSCREVER



Sabemos que neste ano de 2015, teremos o primeiro processo de escolha unificado para Conselheiros Tutelares, muitas são as dúvidas, os detalhes a serem trabalhados. Neste sentido, com objetivo de auxiliar na resposta às dificuldades encontradas, as consultorias sociais Rumo e Rompenuve, acabam de lançar o curso “ Como organizar o Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares”.

Este curso é dirigido prioritariamente aos membros dos Conselhos Municipais  dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de todo o país. Mas, certamente, interessará a todas as pessoas que trabalham diretamente em qualquer órgão, organização não-governamental ou departamento governamental, que compõe o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Sem falar, evidentemente, nos próprios CONSELHOS TUTELARES, foco do curso.




CONHEÇA OS PROFESSORES DO CURSO
Professores das vídeo-aulas:

Carlos Nicodemos: Advogado

Professor universitário para as disciplinas de Direitos Humanos, Direitos das Crianças e Criminologia. Foi presidente do Conselho da Comunidade para Execução Penal do Rio de Janeiro (1997). Foi presidente do CEDCA - Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Rio de Janeiro 2009/2010. É membro do CONANDA - Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes (desde 2011). É coordenador executivo da Organização de Direitos Humanos Projeto Legal (desde 2010) e membro do MNDH - Movimento Nacional de Direitos Humanos (desde 1996) e da Coordenação Regional deste Movimento no Estado do Rio de Janeiro (desde 2011). Autor de livros e artigos na área de direitos humanos, direitos das crianças, criminologia e direito Penal. É o idealizador do blog Minuto Brasileirinhos.

Lindomar José da Silva: Psicólogo

Mestre em Serviço Social na área de Políticas Sociais e Gestão Pública pela UFJF/PPG-FSS. Chefe do Departamento de Proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social de Juiz de Fora. Membro Titular do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Juiz de Fora (Vice-Presidente) e membro do COMPID-JF. Coordenador da Comissão de Medidas Socioeducativas do CMDCA-JF, Presidente da COMAM e Coordenador Executivo da FDDCA-ZM.

Professores das conferências online:

Edson Cabral: Assistente Social

Educador, assistente social e mestre em Serviço Social pela PUC/SP. Trabalhou no 1º setor - Secretaria da Criança e Adolescente do Estado de São Paulo; Secretaria de Habitação da cidade de São Paulo; Prefeitura Municipal de Santo André; Legião Brasileira de Assistência. E no 3º Setor - Fundação Orsa; Fundação Abrinq; Associação de Apoio ao Programa Comunidade Solidária; Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo. Nestes diversos espaços realizou trabalho de coordenação de instituição de acolhimento, educação de crianças em situação de rua; atendimento a crianças vítimas de violência doméstica; coordenação de equipe técnica; avaliação e sistematização de projetos. Foi diretor do CRESS - Conselho Regional de Serviço Social do Estado de São Paulo - Gestão 2011/2012. Já prestou assessoria aos conselhos tutelares da cidade de São Paulo. Foi militante do Fórum Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente em São Paulo. É sócio e responsável técnico pelos serviços prestados pela Rompenuve Consultoria Socioambiental.

Marco José Domenici Maida: Psicólogo

Professor-supervisor de psicodrama pelo Instituto “Sedes Sapientiae” e Sociedade de Psicodrama de São Paulo, onde foi Diretor de Comunicação de 2009 a 2010. Trabalhou na Fundação Abrinq, Fundação Criança, Fundação Vitória Amazônica, Fundação Estadual de Educação ao Adulto Preso do Estado de São Paulo, Alfabetização Solidária, Projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo, entre outras ONGs. Foi professor da Escola de Conselhos do Estado de São Paulo. Participou do Curso de Cultura e Civilização Francesana na Universidade de Sorbonne/Paris em 2013. É sócio-diretor da Rompenuve Consultoria Socioambiental, que tem colaborado diretamente com vários municípios brasileiros na realização de diagnósticos da situação da criança e do adolescente, bem como na assessoria para a elaboração de planos municipais relacionados aos direitos da criança e do adolescente.

Mariza Tardelli: Psicóloga

Mestre em Psicologia Social pela PUC/SP. Especialista em Psicoterapia Psicodinâmica pelo Instituto Sedes Sapientiae/SP.  Trabalhou na FEBEM/SP como diretora de Unidade; na Parmalat Brasil, como Superintendente em Responsabilidade Social; na Fundação Abrinq foi coordenadora do programa Empresa Amiga da Criança. Foi coordenadora do Programa Estadual de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas e coordenou, na Secretaria Especial de Direitos Humanos/PR, a implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e a Escola de Conselhos. Foi docente de graduação e coordenadora da área de extensão e relacionamento com a comunidade na UNINOVE. Atualmente, é docente de pós-graduação na Faculdade Paulista de Serviço Social, nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e docente de graduação na Universidade Anhanguera. É sócia-diretora da Rumo: educação e treinamento, especializada em políticas públicas de assistência social e de direitos de crianças e adolescentes, já tendo prestado consultoria para os Municípios de: Mogi das Cruzes, Piracicaba, Osasco, São Bernardo do Campo, Presidente Prudente, Mogi Guaçu além de participação como professora em todo o Estado de São Paulo, pela Escola de Conselhos – ACTESP/ SDH/ CONANDA.

CONTEÚDO DO CURSO – VÍDEO AULAS

Aula 1 - A essência do Conselho Tutelar

Conteúdo: Conselho Tutelar como órgão essencial para a sociedade 2015 - momento ideal para avaliação do investimento dos governos no Conselho TutelarDiferença entre Processo Eleitoral e Processo de Escolha
Aula 2 - Viabilizando o Processo de Escolha

Conteúdo: O direito de escolhermos nossos representantes conselheiros. O papel do CMDCA no processo de escolha de conselheiros tutelares. O papel do Ministério Público no processo de escolha de conselheiros tutelares

Aula 3 -  A importância da revisão da Lei Municipal

Conteúdo: O pacto federativo. A revisão da Lei Municipal. Os direitos sociais do Conselheiro Tutelar. O Conselheiro Tutelar como Agente Público. A importância do Regimento Interno do conselho Tutelar

Aula 4 -Passo a passo do Processo de Escolha

Conteúdo: Criação da Comissão Especial para organizar o Processo de Escolha. Etapas do Processo de Escolha: inscrição dos candidatos; curso de capacitação de candidatos; prova de conhecimentos específicos; prova de conhecimentos de informática; avaliação psicológica

Aula 5- Passo a passo do Processo de Escolha (continuação)

Conteúdo: Etapas do Processo de Escolha: dia da votação; posse dos novos conselheiros tutelares; classificação dos suplentes; organização democrática do colegiado.

Aula 6 - O Pano de Fundo do Processo Unificado de Escolha de Conselheiros Tutelares

Conteúdo: Diferença entre o Processo de Escolha e o Processo Eleitoral; O que deve conter a nova lei municipal; Requisitos adicionais no processo de escolha dos conselheiros tutelares.

Fonte: http://cursosonline.rumotreinamento.com.br/curso-a-distancia-eleicao-do-conselho-tutelar-pr-2-413113.htm

Postar um comentário

0 Comentários