Looking For Anything Specific?

 




Seminário Racismo Institucional: Desafios e Soluções para a População Negra em SBC

No próximo dia 17 de agosto, será realizado o Seminário Racismo Institucional em São Bernardo do Campo (SBC).


No próximo dia 17 de agosto, será realizado o Seminário Racismo Institucional em São Bernardo do Campo (SBC), um evento de suma importância para a discussão sobre as práticas de prescrição estrutural na cidade. Organizado pela UNEafro Brasil, Projeto Meninos e Meninas de Rua, Fórum Antirracista de São Bernardo e Movimento Negro Unificado (MNU), com apoio da Universidade Federal do ABC (UFABC) por meio do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NEAB), o reunirá representantes do estado, da academia e da sociedade civil para debater a denúncia de racismo institucional contra a prefeitura de SBC. O objetivo é promover um diálogo construtivo e buscar soluções para as questões que impactam a população negra e em situação de vulnerabilidade na cidade.


Contexto

A prefeitura de São Bernardo do Campo, sob administração do prefeito Orlando Morando do PSDB, tem sido alvo de críticas por uma série de práticas discriminatórias e excludentes. Dentre elas estão a política de confronto com o movimento Hip Hop, despejos nas periferias, ostensividade com os/as participantes e organizadores/as da Batalha da Matrix, a falta de produção de dados e estudos sobre as condições socioeconômicas da população negra, a destruição de equipamentos culturais em bairros periféricos, a retirada da capoeira das escolas e a ausência de uma educação que discute a história e cultura afrobrasileiras. Essas práticas, vistas como parte de um sistema estrutural de exclusão e violência, afetaram de forma significativa a vida da população negra e vulnerável na cidade.


Denúncia na ONU e outras instâncias

Devido às diversas situações de racismo institucional, a prefeitura de SBC foi denunciada na Organização das Nações Unidas (ONU), bem como no governo federal, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e no Ministério Público. A retirada da permissão de uso do espaço do Projeto Meninos e Meninas de Rua, que representa uma tentativa de despejo por parte do prefeito Orlando Morando, é uma das ações elencadas na denúncia, ressaltando a violência sistêmica que afeta a população negra e vulnerável na cidade .


Objetivos do Seminário

O Seminário Racismo Institucional visa criar um espaço para o debate e a conscientização sobre o tema em São Bernardo do Campo. O evento contará com a participação da reitoria da Universidade Federal do ABC, do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros, além de órgãos federais como os Ministérios da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos. A presença dessas instituições tem o intuito de fortalecer o diálogo e buscar soluções conjuntas para enfrentar o problema do racismo e da exclusão da população preta na cidade.


Local e horário

O Seminário Racismo Institucional aceito no dia 17 de agosto, das 09h às 18h, na Universidade Federal do ABC - Campus São Bernardo do Campo - Edifício Beta - Auditório 002, localizado na Alameda da Universidade, s/n - Parque Anchieta, SBC - SP.


O Seminário Racismo Institucional é um evento que surge como resposta à necessidade urgente de enfrentamento ao racismo institucional em São Bernardo do Campo. A denúncia contra a prefeitura e as práticas discriminatórias se tornam um marco para a mobilização da sociedade civil, do meio acadêmico e do poder público na luta por um ambiente mais justo e inclusivo para a população negra.

Postar um comentário

0 Comentários