Looking For Anything Specific?

 




Importante o acolhimento à família da criança e adolescente com câncer


Embora muitas pessoas relacionem o câncer com suas questões biomédicas, esta doença relaciona-se também com aspectos sociais, econômicos e psicológicos. Vê-se aí a importância do papel do profissional de serviço social junto à problemática do câncer, desempenhando sua prática profissional junto ao diagnóstico e tratamento do paciente oncológico, através de trabalhos educativos e de esclarecimento, bem como, dando suporte à sua família.

O assistente social tem a possibilidade de acompanhar a situação socioeconômica dos pacientes e suas redes de relacionamentos. Este acompanhamento é importante na medida em que os vários aspectos da vida das crianças e seus familiares vão sendo modificados, como a perda da força de trabalho, desestruturação familiar e o preconceito social.

As dificuldades constatadas e enfrentadas pelos familiares perpassam desde a aceitação do diagnóstico até o novo arranjo familiar, com a chegada desse integrante que agora se encontra doente, fragilizado, quase sempre sem poder executar seu papel e função dentro da família. O assistente social tem uma atuação relevante no momento em que oferece aos pacientes e familiares, apoio psicossocial com informações que auxiliam na desmistificação da doença. Também em algumas questões emergenciais como: benefícios previdenciários, trabalhistas, entre outros.

Com os pacientes da Casa Durval Paiva, trabalhamos todos os aspectos acerca da problemática do câncer, tendo a função primordial de acolher e oferecer aos pacientes e familiares uma perspectiva de vida, negando a noção pré-concebida de sentença de morte atribuída a doença, mostrando que há uma esperança de vida, através dos avanços da medicina, do diagnóstico precoce, do tratamento humanizado e da desmistificação do câncer como uma doença terminal.

Frente a estas perspectivas, é imprescindível também o apoio multidisciplinar para o bem-estar do paciente oncológico, valorizando assim o trabalho de reabilitação física e emocional do mesmo.

O acolhimento social a criança e ao adolescente com câncer possibilita uma nova realidade para suas famílias na busca e efetivação constantes dos direitos sociais e humanos, sobretudo para suprir a carência de informação e cidadania, resgatando e reconstruindo vínculos que, muitas vezes encontram-se fragilizados.

(*) Telma Maria Gomes é assistente social da Casa Durval Paiva

Fonte: http://defato.com/blog/cesar-santos/2014/06/22/importante-o-acolhimento-a-familia-da-crianca-e-adolescente-com-cancer/

Postar um comentário

0 Comentários