Looking For Anything Specific?

 




Conselho Tutelar no Brasil: Da Luta pelos Direitos Infantis à Consolidação da Proteção



Por Léo Duarte

A trajetória do Conselho Tutelar no Brasil é marcada por uma jornada de lutas e conquistas em prol da proteção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Nesta matéria, mergulharemos na história desse importante órgão, compreendendo sua evolução ao longo dos anos e seu papel essencial na sociedade atual.


Origem e Criação do Conselho Tutelar 

A origem do Conselho Tutelar no Brasil remonta à década de 1970, período em que se intensificaram as mobilizações em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Nessa época, várias organizações e movimentos sociais que lutavam por políticas públicas mais efetivas para a infância, originaram a inclusão do tema na Constituição Federal de 1988 e na posterior promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) em 1990.


O ECA e o Reconhecimento Legal dos Conselhos Tutelares 

O ECA representou um marco significativo na história do Conselho Tutelar, pois foi por meio desse estatuto que ele ganhou reconhecimento legal. O artigo 132 do ECA estabelece a criação obrigatória de conselhos em cada município, garantindo uma representação local para o atendimento e proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.


Evolução e Desafios do Conselho Tutelar

Ao longo dos anos, o Conselho Tutelar passou por uma trajetória de evolução, conquistando espaço e deixando na sociedade brasileira a marca de um órgão de defesa e proteção. Com o crescimento das demandas e complexidade dos problemas enfrentados por crianças e adolescentes. Contudo, enfrenta desafios, como a falta de infraestrutura, recursos insuficientes e necessidade de capacitação constante para os/as conselheiros/as. Ainda há obstáculos a superar na conscientização da população sobre o papel do órgão, visando maior participação cidadã na escolha dos/as representantes e apoio em suas ações.


Possíveis Soluções e Recomendações 

Para fortalecer o Conselho Tutelar, é fundamental que o poder público invista em capacitação contínua para os/as conselheiros/as, proporcionando o desenvolvimento de habilidades necessárias para lidar com a diversidade de situações enfrentadas no cotidiano. Além disso, é preciso destinar recursos adequados para garantir a infraestrutura e o funcionamento adequado dos conselhos em todos os municípios do país. 


Consequências e Impactos Futuros 

Uma atuação eficiente e bem estruturada do Conselho Tutelar traz impactos positivos para o presente e o futuro. O fortalecimento desse órgão possibilita a redução de violação de direitos, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para todas as crianças e adolescentes. A consolidação do Conselho Tutelar como uma referência no combate à violência e na promoção do bem-estar infantojuvenil contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos/as têm seus direitos respeitados e garantidos desde a mais tenra idade.


Siga-nos e Conheça Mais sobre Garantia de Direitos:

Para continuar informado/a sobre o universo dos direitos humanos e demais temas correlatos, não deixe de acessar outras matérias do Blog Garantia de Direitos aqui.

Também estamos presentes em diversas redes sociais: siga-nos no:

📸 Instagram, 📘 Facebook, 🧵 Threads, 🐦 Twitter e 📺 Youtube para estar sempre atualizado/a. Junte-se a nós e faça parte dessa luta pela garantia de direitos para todas/os.

Postar um comentário

0 Comentários