Looking For Anything Specific?

 




Desafios da Escola em Tempo Integral: Política Pública Nacional em Foco

Conheça os desafios enfrentados pela educação em tempo integral, com destaque para a recente política pública nacional.

Por Léo Duarte

A implementação da educação em tempo integral tornou-se política pública nacional, com o objetivo de oferecer uma formação mais completa e integral aos estudantes. Contudo, essa modalidade enfrenta desafios que vão desde a infraestrutura das escolas até a permanência dos/as alunos/as. 


O Programa Escola em Tempo Integral

A sanção da Lei 14.640/2023 instituiu o Programa Escola em Tempo Integral no Brasil, com um investimento de R$ 4 bilhões para ampliar o número de matrículas de tempo integral nas escolas de educação básica. O objetivo é alcançar cerca de 3,2 milhões de matrículas até 2026. O município de Mata de São João se destacou por adotar essa modalidade desde 2010, registrando melhorias em seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


Os Benefícios da Educação em Tempo Integral

Além das melhorias no Ideb, a educação em tempo integral promove uma formação mais abrangente ao permitir a manutenção do tempo de permanência dos/as alunos/as na escola, que participam de atividades esportivas, culturais e agradáveis. Na Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, no Recife, essa modalidade é uma realidade desde 2004, proporcionando aos/as alunos/as a oportunidade de desenvolver autonomia, proatividade e criatividade, além de estimular o protagonismo juvenil.


Desafios e Recomendações

Apesar dos benefícios, a implementação da educação em tempo integral enfrenta alguns desafios. A priorização de escolas que atendem estudantes em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica é uma conquista importante, porém, é fundamental garantir uma infraestrutura adequada, um plano de carreira para os/as docentes e políticas para a permanência dos estudantes. É recomendável oferecer bolsas para auxiliar os/as alunos/as que permanecerão mais tempo na escola e melhorar a merenda escolar para garantir refeições nutritivas.


O Futuro da Educação Integral

Para o sucesso contínuo da educação em tempo integral, é necessário avançar tanto na lei do Plano Nacional de Educação quanto no financiamento e no Sistema Nacional de Educação. Além disso, é crucial que essa modalidade seja ministrada integralmente, oferecendo uma proposta pedagógica diferenciada que coloque o/a aluno/a no centro do processo de ensino-aprendizagem.


Consequências e Impactos Futuros

O fortalecimento da educação em tempo integral pode trazer consequências positivas para a formação dos/as alunos/as e para o futuro do país. Com a oferta de um currículo intencional e integrado, que inclui experiências educacionais, sociais, culturais e esportivas, os/as alunos/as estarão mais preparados/as para enfrentar os desafios do mundo atual. Além disso, a perspectiva de redução da evasão escolar e da desigualdade socioeconômica torna-se mais viável com a implementação desse modelo.


Em suma, a educação em tempo integral é um passo importante rumo a uma formação mais completa e abrangente dos/as estudantes brasileiros/as. Com esforços contínuos para superar os desafios e aprimorar a modalidade.


*Com informações do Site https://agenciabrasil.ebc.com.br/


Siga-nos e Conheça Mais sobre Garantia de Direitos:

Para continuar informado/a sobre o universo dos direitos humanos e demais temas correlatos, não deixe de acessar outras matérias do Blog Garantia de Direitos aqui.

Também estamos presentes em diversas redes sociais: siga-nos no:

📸 Instagram, 📘 Facebook, 🧵 Threads, 🐦 Twitter e 📺 YouTube para estar sempre atualizado/a. Junte-se a nós e faça parte dessa luta pela garantia de direitos para todas/os.



Postar um comentário

0 Comentários