Looking For Anything Specific?

 




Adolescente de 13 anos tem gravidez exposta por técnica de enfermagem após ser vítima de violência sexual


Por Léo Duarte

Adolescente de 13 anos é exposta por técnica de enfermagem após ser vítima de estupro de vulnerável. O caso trouxe à tona debates sobre ética profissional e proteção de menores no Brasil.


A Polícia Civil do Acre investiga o crime envolvendo a exposição ilimitada da gravidez de uma adolescente de 13 anos, vítima de estupro de vulnerável. A violação de vulnerabilidade é uma infração grave no Brasil, com penas para os/as infratores/as.


O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define que qualquer criança com até 14 anos é vítima de estupro de vulnerável ao se relacionar sexualmente. A exposição da menina nas redes sociais ocorreu após ela procurar atendimento médico em Cruzeiro do Sul. A técnica de enfermagem responsável pelo ato é influenciadora digital, tendo o vídeo alcançado mais de 85 mil compartilhamentos.


Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostram que cerca de 70% dos casos de estupro no Brasil são crianças e adolescentes. Estas situações muitas vezes permanecem ocultas, tanto pela vergonha e medo das vítimas quanto pela conivência das autoridades.


Diante deste cenário, é preciso adotar medidas para garantir a proteção e o bem-estar das vítimas. Todos/as profissionais de saúde e educação precisam receber treinamento adequado para identificar e relatar casos de abuso, garantindo o sigilo e a proteção das vítimas.


Além disso, é vital que as instituições, como o Hospital da Mulher e da Criança, estabeleçam protocolos rígidos para impedir qualquer tipo de exposição de pacientes, especialmente em casos tão sensíveis. 


Como consequência desse crime, é possível que haja um aumento na conscientização sobre a importância do sigilo profissional e da ética no tratamento de crianças e adolescentes. Além disso, esperamos que o sistema de saúde e as autoridades se mobilizem para oferecer mais proteção a essas vítimas, prevenindo ocorrências futuras semelhantes. 


*Com informações do Site https://oglobo.globo.com/


Siga-nos e Conheça Mais sobre Garantia de Direitos:

Para continuar informado/a sobre o universo dos direitos humanos e demais temas correlatos, não deixe de acessar outras matérias do Blog Garantia de Direitos aqui.

Também estamos presentes em diversas redes sociais: siga-nos no:

📸 Instagram, 📘 Facebook, 🧵 Threads, 🐦 Twitter e 📺 YouTube para estar sempre atualizado/a. Junte-se a nós e faça parte dessa luta pela garantia de direitos para todas/os.



Postar um comentário

0 Comentários