Looking For Anything Specific?

 




Com 300 mil habitantes, Ponta Grossa ganha novo conselho tutelar


Lei prevê que haja um Conselho para cada 100 mil habitantes.
Atualmente, cidade do interior do Paraná tem apenas dois funcionando.

Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, deverá ter um novo conselho tutelar. O terceiro da cidade vai abranger a região norte. Atualmente, há os Conselho Tutelares Oeste e Leste. Segundo informações da prefeitura, as áreas atendidas por cada conselho ainda estão sendo definidas.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, uma cidade precisa ter ao menos um conselho para cada 100 mil habitantes. Mas de acordo com o IBGE, o Censo de 2010 apontou que Ponta Grossa já passou dos 300 mil.

A falta de profissionais sobrecarrega o trabalho. Até maio de 2013, já haviam sido recebidas de 3,6 mil denúncias. “O acompanhamento é fundamental e os outros conselheiros têm tantas outras demandas, nós, como assistentes sociais temos que contribuir, mas é fundamental estar junto para tomar esse novo conselho. Será excelente”, afirma a assistente social Gisele de Oliveira.

Os novos conselheiros estão sendo treinados. A lei determina que seja um total de cinco conselheiros, mas, por falta de candidatos, por enquanto serão apenas quatro pessoas. Falta ainda decidir o local onde o conselho irá funcionar e providenciar computadores, materiais de escritório e funcionários. A prefeitura já foi cobrada para que até o final do mês tudo esteja funcionando normalmente.

Segundo Silvonete Soares, membro do Conselho da Criança e do Adolescente de Ponta Grossa, todas as medidas em relação aos recursos necessários para o Conselho já foram tomadas por parte da prefeitura. “Agora nós só precisamos do espaço e dos recursos humanos e de apoio as ações”, afirmou.

Conselho Municipal seleciona quinto conselheiro
Para completar o Conselho Tutelar Norte, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) está iniciando o processo para a escolha do quinto conselheiro. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 12 a 23 de agosto, das 9h as 11h e das 13h às 17h, na sede do CMDCA, na rua Coronel Dulcídio, 395, em Ponta Grossa. Os interessados devem ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e experiência comprovada de atuação na área da criança e do adolescente.

A votação para a escolha do novo conselheiro ocorrerá no dia 12 de dezembro, no Centro de Cultura de Ponta Grossa, das 14h às 20h. Antes da eleição, os candidatos farão uma prova sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e passarão por uma avaliação psicológica. O novo conselheiro será votado por um colégio eleitoral formado por 84 entidades. O mandato será até dezembro de 2015, quando ocorrerá uma nova eleição.

Fonte: http://g1.globo.com/pr/campos-gerais-sul/noticia/2013/08/com-300-mil-habitantes-ponta-grossa-ganha-novo-conselho-tutelar.html

Postar um comentário

0 Comentários