Looking For Anything Specific?

 




Projeto de lei defende direitos de usuários de drogas



A Comissão dos Direitos Humanos, Cidadania e Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso da Assembleia Legislativa vai analisar, nos próximos dias, o projeto de lei que dispõe sobre a prevenção, o tratamento e os direitos fundamentais dos usuários de drogas e dá outras providências. A iniciativa, de autoria do presidente da Casa de Leis, deputado Romoaldo Junior (PMDB), visa ajudar os dependentes químicos para melhorar a qualidade de vida.

Determina que o Governo do Estado, através de seus órgãos competentes, deverá estabelecer políticas que proporcionem o acesso às unidades de Saúde, de Educação, da Previdência, tenham acesso a emprego, além dos serviços da Justiça. “Objetivo é estimular atividades públicas e privadas que oportunizem aos usuários ações que dêem um novo ritmo de vida com mais qualidade, inclusive, junto às suas famílias”, destaca o deputado.

A proposta abrange a necessidade de se oferecer esclarecimentos que visem conscientizar a população sobre a importância do trabalho preventivo e o desenvolvimento de campanhas que visem informar e estimular o diálogo, a solidariedade e a inserção social. “É fundamental que esses direitos sejam inseridos na escola e no trabalho, promovendo as condições indispensáveis à garantia do pleno atendimento e acesso igualitário aos usuários de drogas nos serviços e ações da área de saúde”, avalia o parlamentar.

Prevê ainda o desenvolvimento de atividades permanentes que busquem prevenir os usuários de drogas de infecções como o vírus HIV, Hepatite C e outras patologias.

Abrange, ainda, direitos fundamentais como acesso a escola e centros esportivos; a não discriminação em campanhas; o acesso a tratamentos que respeitem sua dignidade, permitindo sua reinserção social; a informação sobre as estratégias, tipos e etapas de tratamentos, incluindo os desconfortos, riscos, efeitos colaterais e benefícios do tratamento; apoio psicológico durante e após o tratamento, sempre que necessário.

Outra preocupação do parlamentar se refere à disponibilização de vacina contra Hepatite B e à realização de testes anti-HIV e Hepatites B e C, que devem ser estimulados a todas as pessoas, em particular aos usuários de drogas, sem constrangimento ou obrigação, sendo necessárias as seguintes medidas: teste sorológico com aconselhamento pré e pós-teste; manter o resultado do teste em sigilo, informando apenas o paciente soropositivo com amparo médico, psicológico, jurídico e social com encaminhamento aos serviços públicos especializados.

“Dia 26 de junho é o Dia Mundial de Combate ao Narcotráfico e ao Abuso de Drogas. Um dia que serve bem para uma análise mais profunda deste fenômeno global que é o uso de drogas ilícitas e suas conseqüências”, lembra o autor.

Conforme o projeto, no Brasil, pesquisadores, professores universitários, profissionais de saúde envolvidos com prevenção e tratamento de drogas, militantes de organizações não governamentais defendem que só uma visão multilateral, que envolva áreas do conhecimento poderá de fato intervir no problema de maneira séria e eficaz, reduzindo os danos causados pelo abuso de drogas, que incluem danos sociais, de saúde e até de segurança pública.

É de Romoaldo também o projeto de lei que declara de utilidade pública a Casa de Recuperação Monte Sinai, de Várzea Grande.

Fonte: http://www.expressomt.com.br/matogrosso/projeto-de-lei-defende-direitos-de-usuarios-de-drogas-104701.html

Postar um comentário

1 Comentários

Unknown disse…
AINDA A TEMPO ALGUÉM COM UMA VISÃO SENSIBILIZADA E HUMANIZADA,COM UM PLANPELO AMOR DE EJAMENTO COERENTE,PELO AMOR DE DEUS NÃO PARÉM ,FAÇO ESTE APÊLO PORQUE PERDI MEU ÚNICO FILHO PARA ESTA MAZELA AS DROGAS,JÁ VI FAMILIAS DESTRUIDAS,DORES INSURPORTÁVEIS DE MÃES PERDENDO SEUS FILHOS.HOJE FAÇO ESTÁGIO DE SRVIÇO SOCIAL EM UM HOSPITAL QUE TEM UMA DEMANDA DE GESTANTES DEPENDENTES,ONDE CRIANÇAS NASCEM OU COM SIFILIS OU SORO POSITIVO,A LUTA PARA UM USUÁRIO,QUE SEGUNDO INFORMAÇÕES MUDARAM PARA DROGADITOS,A DENOMINAÇÃO DA DEPENDÊNCIA É IRRELEVANTE O QUE IMPORTA É O PROJETO,MUITAS VIDAS SERÃO SALVAS,CASO CONTRÁRIO NÃO TEREMOS FUTURO POIS AS DROGAS LEVARÃO OS JOVENS.