Looking For Anything Specific?

 




Deputado solicita instalação de Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente



O deputado Marco Aurélio apresentou dia 12, na Assembleia Legislativa, indicação pleiteando a instalação de uma Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente em Imperatriz, para atendimento especializado de crianças e adolescentes na Região Tocantina.
A solicitação deu-se em virtude da onda crescente de crimes contra crianças e adolescentes e do fato de esses casos não terem atendimentos especializados, pois têm sido realizados pela Delegacia da Mulher ou mesmo pelas delegacias comuns.

A dificuldade do andamento dos inquéritos, bem como a falta de agentes especializados, tem agravado o trauma das vítimas e sido reforço à impunidade. Ressalta-se também a dificuldade para apurar com excelência os crimes praticados pela internet, pois também não se tem aparato técnico especializado com dedicação integral à proteção da criança e do adolescente.

Segundo Marco Aurélio, “esta delegacia deve ser um espaço para investigar crimes contra a criança ou adolescente e como essa situação tem sido frequente, tem atingido a população da região Tocantina, que já manifestou-se favorável, por intermédio dos movimentos sociais, Ministério Público, Vara da Infância, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar e os poderes Legislativo e Executivo”.

O parlamentar reforçou que relatou o problema ao governador Flávio Dino, quando este esteve em Imperatriz, acompanhado do secretário de Segurança, Dr. Jeferson Portela, e do delegado geral da Polícia Civil, o Dr. Augusto Barros Neto. Foi apresentada a gravidade da situação, devido à existência de inúmeros inquéritos que estão sendo investigados e que têm como vítimas crianças e adolescentes de toda a região Tocantina.

Marco Aurélio disse na ocasião que: “Uma criança que sofreu abusos não terá o atendimento apropriado e ficará exposta nas delegacias comuns, sem nenhum preparo para recebê-las. Ainda, a forma inadequada de coleta de depoimentos, faz com que estas crianças sintam-se constrangidas e em muitas situações, com a demora da conclusão dos inquéritos, acabem voltando atrás em seus depoimentos, descaracterizando o crime, pois muitas vezes o agressor e algoz se encontra no mesmo ambiente, tornando-o ainda mais vulnerável. É necessário um local adequado para este atendimento, composto por uma equipe multidisciplinar que tenha como integrantes profissionais como psicólogos, assistentes sociais, entre outros”.

No seu discurso, o parlamentar reconhece a urgência da instalação de uma delegacia especializada para que os inquéritos recebam o trato devido e também que seja resguardada a integridade das vítimas.

O deputado finalizou explicitando que “a polícia precisa de espaços, agentes e ferramentas necessárias para combater a criminalidade que tem acometido centenas de crianças e adolescentes na região e, se isso não se efetivar, fica humanamente impossível combater esses crimes tão frequentes em toda aquela região”.
FONTE: http://oprogressonet.com/politica/deputado-marco-aurelio-solicita-instalacao-de-delegacia-de-protecao-da-crianca-e-do-adolescente-em-imperatriz-para-atendimento-na-regiao-tocantina/55239.html

Postar um comentário

0 Comentários