Oferecer outras opções de distração para diminuir o tempo diante do aparelho é um bom começo
- Em primeiro lugar, é necessário que todos repensemos nossos hábitos com relação ao consumo da programação de TV. Somos exemplo constante. Se você deixa de ir a algum passeio ou sai cedo de festas e de reuniões para assistir à novela, lembre-se de que ficará gravado na mente da criança que assistir TV é mais importante que muita coisa.
- Havendo, então, um único aparelho na casa, não reduza o tempo de TV de seus filhos para que você tenha mais tempo para assistir aos seus programas prediletos. Eles perceberão isso. E essa questão virará disputa pela telinha. Diminua o tempo diante da TV optando por jogos de tabuleiro, conversas, histórias, livros etc. Isso fará um bem imenso ao convívio da família.
- Estimule seu filho e habitue-o a se distrair com outras atividades logo após o desenho favorito, como fazer esportes, brincar ou ouvir música. Ou seja, desligue a televisão quando a programação combinada chegar ao fim.
- Reserve um tempo para ver TV junto com a criança. Aproveite esse tempo para comentar os comerciais e a intenção deles, sempre de acordo com a idade do seu filho. No caso de crianças de até 4 anos, destaque o que está sendo oferecido realmente: a boneca, o sapato, o produto em si. Tire o clima. Com as crianças maiores já é possível argumentar, levando-as a fazer associações por meio de perguntas: “Você acha que se usar essa sandália vai correr mais rápido, só por causa de um desenho?”
- Evite chegar em casa e ligar a TV imediatamente. Mostre que há coisas no dia a dia, dentro de casa, mais importantes do que ver televisão.
- Se você tem babá, proíba-a de ver TV com seu filho fora dos horários combinados e da programação escolhida. Novela não é programa de criança.
- Durante as refeições, a TV deve ficar desligada. A criança precisa ver o que come para perceber quando está satisfeita; do contrário, acabará comendo mais do que precisa, o que poderá favorecer a obesidade. Além disso, a hora da refeição é um excelente momento de ensinar hábitos alimentares saudáveis, mostrar como se portar à mesa (não ao sofá ou à cama) ou gerenciar conflitos entre irmãos.
Autor: Revista Crescer
Fonte: texto enviado por email pela RECAD
0 Comentários