Looking For Anything Specific?

 




Fundação Casa de Ribeirão recebe jovens agredidos



Quatro jovens foram transferidos para unidade com sinais de espancamento

Jucimara de Pauda


Quatro jovens chegaram com sinais de espancamento na Fundação Casa de Ribeirão Preto que registrou boletim de ocorrência denunciando a Polícia Civil. Segundo o boletim de ocorrência, os menores chegaram à unidade na última terça-feira (2) e o médico da unidade constatou os hematomas. Os menores, no B.O., teriam dito que foram agredidos na unidade de Araraquara. Uma sindicância foi aberta para apurar os fatos.
Dois representantes da fundação informaram na ocorrência que comunicaram o fato apenas três dias após a chegada dos meninos porque eles passaram por um período de averiguação.

Para o diretor da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) regional de Ribeirão Preto, Daniel Rondi, agressões contra internos apenas alimentam a violência. "Enquanto a sociedade não acordar que ninguém fica internado para sempre e que é preciso ter reponsabilidade na ressocialização do interno, vamos continuar alimentando a violência".

O advogado salienta que o tratamento desumano, que contraria a Lei de Execuções Criminais, apenas tem o efeito de produzir um ser humano violento. "A pessoa vai voltar para a sociedade pior, alimentando a faculdade do crime. Ou cuidamos destas pessoas ou apenas vamos alimentar a criminalidade".
Ele espera que denúncias como estas feitas pelos funcionários da Fundação Casa, não sejam apenas um trâmite burocrático. "Os agressores devem ser denunciados às autoridades competentes e punidos para podermos diferenciar os bons dos maus funcionários".

Rebelião
Em setembro, durante um fim de semana, 45 adolescentes da unidade de Araraquara iniciaram uma rebelião logo após a saída das visitas. Eles agrediram três funcionários e mantiveram um como refém. Três horas após colocarem fogo em colchões e cobertores os jovens encerraram o motim.
Durante todo o tumulto, eles não fizeram exigências. A unidade, na época do tumulto, estava com 88 internos.

Outro lado
A assessoria de imprensa da Fundação Casa informou que já instaurou uma sindicância para apurar as agressões contra os adolescentes. A fundação ainda informa que respeita os direitos dos jovens e funcionários e não tolera qualquer tipo de violência. Quando há indícios de maus-tratos por parte de adolescentes ou servidores, todos são encaminhados para a corregedoria.
A nota diz ainda que os jovens foram transferidos de Araraquara para Ribeirão Preto por falta de disciplina e quando chegaram na unidade de Ribeirão não verbalizaram e, aparentemente, não apresentaram nenhum sinal de agressão. Dias depois, os jovens fizeram uma reclamação à direção da instituição que imediatamente tomou providências.

Fonte: http://www.jornalacidade.com.br/editorias/cidades/2012/10/05/fundacao-casa-de-ribeirao-recebe-jovens-agredidos.html

Postar um comentário

0 Comentários