Na manhã desta quarta-feira (4), a vereadora Lenir de Assis (PT) coordenou uma reunião com representantes das comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara com a presença do delegado-chefe da 10ª Subdivisão Policial de Londrina, Márcio Amaro.
A Câmara pediu que a Polícia Civil repasse os dados dos crimes contra criança, adolescente e mulher. Atualmente, há dificuldade de fazer um balanço total das ocorrências, pois os boletins confeccionados nos períodos de plantão não são reunidos em um setor.
A vereadora Lenir de Assis defende que os números são necessários para mostrar ao governo do Estado a grande demanda de aparatos de segurança, além de requerer ao poder judiciário uma vara específica. Desde a criação da Vara Maria da Penha em Londrina, casos de crimes contra mulheres, idosos e crianças são julgados por ela, o que gera uma sobrecarga.
"O número de crianças e adolescentes vítimas de crime é muito grande, sobretudo com homicídios e especialmente de violência sexual. O abuso sexual é um crime complexo, na maioria das vezes sem testemunha. É algo que já é subnotificado e é preciso agilidade", defendeu.
Já nos casos de crimes contra a mulher, a notificação encontra barreiras na jornada da Delegacia da Mulher. Ela atualmente funciona em horário comercial, ficando fechada nos horários em que mais ocorrências são registradas, especialmente de violência doméstica: à noite e finais de semana.
"No dia de hoje, o governador está dando posse a 75 novos delegados. A Câmara fez uma intervenção pedindo um específico para o Nucria e outra delegada em substituição a que saiu da Delegacia da Mulher", declarou.
Fonte: http://londrina.odiario.com/londrina/noticia/836914/entidades-pedem-vara-criminal-e-delegacia-especializadas-em-crimes-contra-crianca-e-adolescente-em-londrina/
0 Comentários