Looking For Anything Specific?

 




Defensoria move ação contra Fundação Casa de S. Bernardo



Os agentes das duas unidades de São Bernardo da Fundação Casa (órgão do governo do Estado para  acolhimento de jovens em conflito com a lei), localizadas no Bairro Batistini, são suspeitos de agredir e torturar adolescentes internados na instituição e podem ser afastados do cargo. A Defensoria Pública e o Ministério Público do Estado de São Paulo ingressaram com uma ação civil pública conjunta em que pedem o afastamento de 11 profissionais de apoio socioeducativo. 

Agressões físicas e psicológicas perfilam entre os crimes praticados contra os internos. O Conselho Tutelar da cidade tem acompanhado os relatos dos jovens e confirma os casos de abuso. Porém, as ocorrências acontecem também nas unidades de Mauá e Santo André. “No caso de São Bernardo, conversamos com internos que ficaram sem tomar água por dias”, revelou o conselheiro Leonardo Duarte. “Isso aconteceu após o início de uma rebelião. Todos os relatos de abuso são enviados para o Ministério Público”, ressaltou.

Inquérito - Conforme a Defensoria, desde janeiro de 2013 acontecem agressões físicas contra os jovens, o que  levou a abertura de inquérito civil que tramita na 14ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude do município. O texto da ação é assinado pelos defensores públicos Marcelo Dayrell Vivas e Sergio André Weise Chinez, pela promotora Vera Lúcia Acayaba de Toledo e pela analista de promotoria Vanessa Marques Galinari.

“Acompanhamos casos em que os jovens, depois de serem agredidos, não foram levados à unidade de saúde”, relatou Duarte. Isso acontece, conforme o conselheiro, para evitar que sejam criadas provas contra os agentes. 

No começo do ano o ABCD MAIOR mostrou os problemas que a junta de conselheiros tutelares passou para fiscalizar os atendimentos dentro das unidades. Em Santo André, os agentes tentaram obrigar os conselheiros a passarem pela revista íntima. “Isso mostra que há algo que querem esconder. Relatamos o que aconteceu para a polícia que está apurando o caso”, comentou Duarte.


Em nota, a Fundação Casa informou que até o momento não foi notificada sobre a ação e, portanto, não vai se manifestar sobre o assunto. 

FONTE: http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=63625

Postar um comentário

0 Comentários