Looking For Anything Specific?

 




Polêmica: Hospital público é acusado de violar privacidade de funcionários/as com câmeras nos vestiários

 

Garantia de Direitos


Por Léo Duarte

Uma ação tomada pelo Complexo Hospitalar de São Bernardo está causando indignação entre os/as funcionários/as. Câmeras foram instaladas nos vestiários do Hospital das Clínicas, tanto no masculino quanto no feminino. Essa medida tem gerado revolta e levantado questões sobre violação de privacidade.


É importante destacar que a Justiça do Trabalho já deixou claro que o uso de câmeras em locais como banheiros e vestiários configura abuso de poder por parte do empregador. Essa conduta é proibida e viola o direito à intimidade dos/as trabalhadores/as.


Diante desse cenário, o Sindicato da Saúde do ABC (SindSaúde-ABC) tomou uma atitude e protocolou uma ação civil pública contra a Fundação do ABC, responsável pelo espaço. O sindicato busca a condenação do hospital e a retirada das câmeras em até 48 horas. Além disso, exige uma indenização pelos danos morais, individuais e coletivos sofridos pelos/as trabalhadores/as que tiveram sua intimidade violada.


O sindicato recebeu fotos e vídeos que comprovam as denúncias. As imagens mostram os equipamentos instalados e os comunicados afixados nas portas dos vestiários, evidenciando a conduta arbitrária da instituição.


Esse caso traz à tona uma situação semelhante que ocorreu recentemente. Em maio, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) condenou duas empresas de limpeza de São Paulo por instalarem câmeras nos vestiários com o intuito de controlar o tempo de uso dos banheiros pelos trabalhadores. Os ministros decidiram que as empresas devem pagar uma indenização por danos morais.


É fundamental garantir o respeito à privacidade dos trabalhadores e assegurar que ações invasivas como essa não ocorram. O direito à intimidade deve ser preservado em todos os ambientes de trabalho, promovendo um ambiente saudável e respeitoso para todos.



*Com informações do site www.redebrasilatual.com.br

Postar um comentário

0 Comentários