Looking For Anything Specific?

 




MEC anuncia parceria com Conselho Federal de Psicologia para combater violĂȘncia nas escolas



SĂŁo Paulo – Para enfrentar a violĂȘncia nas escolas brasileiras, o MinistĂ©rio da Educação assinou hoje (20) uma parceria com o Conselho Federal de Psicologia. A parceria prevĂȘ um estudo sobre violĂȘncia nas escolas, elaboração de materiais didĂĄticos e formação de professores para o combate Ă  violĂȘncia no ambiente escolar.

De acordo com o ministro Aloizio Mercadante, oito universidades também vão colaborar com o projeto. Entre os temas que serão trabalhados dentro das escolas estão enfrentamento às drogas, gravidez precoce, homofobia, racismo, discriminação, bullying e bullying eletrÎnico (feito por meio das redes sociais).

“Temos estimado em torno de 8 mil jovens, meninos e meninas, que voltam para casa com todo tipo de constrangimento e que muitas vezes sĂŁo vĂ­timas de bullying na escola. Precisamos tratar esses temas com responsabilidade e cuidado, mas enfrentĂĄ-los no sentido de respeito Ă  diversidade, ao outro, a valores como os direitos humanos. Os professores e alunos tambĂ©m precisam aprender a solução dos conflitos por meio de diĂĄlogo”, disse o ministro.

Segundo Mercadante, o trabalho de campo serĂĄ feito em todo o paĂ­s. “Vamos trabalhar em todas as regiĂ”es do paĂ­s, nos vĂĄrios nĂ­veis do processo educacional - com pais, alunos e professores - e elaborar materiais pedagĂłgicos, programas de prevenção e subsĂ­dios para aprimorar a prĂĄtica pedagĂłgica e criar uma escola mais atrativa, feliz, respeitosa e pacĂ­fica”, disse.

O projeto, de acordo com o ministro, terĂĄ inĂ­cio em breve. “Em duas semanas estaremos iniciando o processo de trabalho, mas eu diria que o desenvolvimento pleno desse trabalho Ă© para 2013”.

A expectativa do ministro Ă© que, com esse projeto, os “professores tenham mais subsĂ­dios e melhores condiçÔes para lidar com esses desafios”. Os novos materiais didĂĄticos, voltados para o combate da violĂȘncia nas escolas, estarĂĄ disponĂ­vel logo apĂłs a pesquisa de campo ser finalizada. TambĂ©m serĂĄ desenvolvido um trabalho de formação de professores para trabalhar com esses temas nas escolas.

Para Toni Reis, presidente da Associação Brasileira de LĂ©sbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e conselheiro do Conselho Nacional LGBT (LĂ©sbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e TransgĂȘneros), a parceria Ă© positiva.

“Vejo com bons olhos a ampliação dessa parceria. É fundamental nĂŁo sĂł para a questĂŁo da homofobia como tambĂ©m para a que envolve drogas, bullying etc. É fundamental que a escola seja um lugar seguro para que as pessoas possam estudar, nĂŁo sejam discriminadas e nĂŁo sofram a violĂȘncia que muitas vezes faz parte do cotidiano escolar”, falou.

Segundo Reis, a escola Ă© um dos ambientes mais importante para que esse trabalho seja desenvolvido. “A escola Ă© um momento em que as pessoas convivem e as pessoas tĂȘm que aprender a respeitar o outro e esse outro pode ser evangĂ©lico, catĂłlico, ateu, de uma religiĂŁo africana, judeu ou indĂ­gena, mas as pessoas tĂȘm que aprender a respeitar o ser humano como um todo”, disse.

Durante a 2ÂȘ Mostra Nacional de PrĂĄticas de Psicologia, que ocorre atĂ© o dia 22 no Anhembi, em SĂŁo Paulo, o presidente do conselho, Humberto Verona, anunciou tambĂ©m uma parceria entre o ĂłrgĂŁo e a Secretaria de Direitos Humanos da PresidĂȘncia da RepĂșblica para ajudar na criação de comitĂȘs de combate Ă  homofobia em todos os estados brasileiros.

Edição: Fåbio Massalli
Elaine Patricia Cruz
RepĂłrter da AgĂȘncia Brasil

Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2012-09-20/mec-anuncia-parceria-com-conselho-federal-de-psicologia-para-combater-violencia-nas-escolas

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios