Looking For Anything Specific?

 




Crianças e jovens usam Carnaval para cobrar direitos


Ontem foi o dia de crianças e jovens usarem o Carnaval para alertar sobre importância do respeito aos direitos e a garantia de oportunidades.

No período da manhã, os pequenos do bloco Cidade dos Meninos foram às ruas de Santo André com o tema Brincar em seu samba-enredo. "A gente usa a Folia para cobrar. Isso é muito importante para o desenvolvimento das crianças e não pode ser esquecido", afirmou Rogério Braga, um dos coordenadores.
Todos os projetos da Cidade dos Meninos estavam envolvidos e engajados no bloco. Os pequenos de 2 anos até os adolescentes de 14 brincaram durante o trajeto do bloco. Vestidas com carrinhos de papelão e como princesas, as crianças pulavam e cantavam o samba, que chamava as pessoas para pular corda, brincar de casinha e rodar pião.

Com bateria composta pelos próprios alunos do projeto, o bloco animou também os pais que compareceram à festa. A dona de casa Dalle Neves do Santos, 45, foi acompanhar seu filho Leonardo. "Ele gosta tanto que está lá na comissão de frente. Se fosse de outra ala, não estaria feliz", contou, aos risos, a dona de casa.

A tarde foi a vez do bloco Eureca sair às ruas de São Bernardo para comemorar o Carnaval. Com o samba-enredo Eureca 2013 - Pela Verdade Antes que o Mundo Acabe, o bloco chamou a atenção para os assassinatos de meninos na época da ditadura militar. "Nós quisemos trazer esse tema porque ainda é atual. Queremos chamar atenção para uma coisa que ainda acontece", contou a coordenadora do Projeto Meninos e Meninas de Rua, Néia Bueno.

A coordenadora afirmou que o intuito é conscientizar as pessoas de que os direitos das crianças e adolescentes ainda são violados. "Hoje temos bastante apoio das pessoas, mas quando começamos, há 22 anos, os comerciantes baixavam as portas porque não entendiam o que um projeto social fazia", lembrou.
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas acompanharam o bloco pelas ruas do Centro. Os comerciantes também caíram no samba. "A gente se diverte e ainda aprende com a maneira diferente que eles usam para conscientizar as pessoas", contou a balconista Joelma Ferreira.

Até mesmo o segurança de loja Gerisson do Santos Silva, 23, arriscou passinhos. "A gente brinca um pouquinho e trabalha. Assim o tempo passa rápido", apontou. EMNo início da noite, o bloco Estrela Dalva, ganhou as ruas do bairro Jardim, em Santo André. Nem a chuva tirou a alegria dos foliões.

Fonte: http://www.dgabc.com.br/News/6008318/criancas-e-jovens-usam-carnaval-para-cobrar-direitos.aspx

Postar um comentário

0 Comentários