Looking For Anything Specific?

 




Eureca faz folia no Centro de São Bernardo


Crianças e adolescentes brincam e protestam em São Bernardo. Foto: Adonis Guerra
Crianças e adolescentes brincam e protestam em São Bernardo. Foto: Adonis Guerra

               




 








Mote do desfile este ano foram as crianças desaparecidas na ditadura 

Divertir para conscientizar, conscientizar para divertir, porque protesto não tem que ser careta. E foi assim, cheios de folia, que crianças, adolescentes, jovens e adultos se misturaram na tarde desta sexta-feira (08/02), véspera do feriado prolongado de Carnaval, no bloco de rua Eureca, em São Bernardo.

O bloco, organizado pela ONG Meninos e Meninas de Rua, sai todos os anos no município com o desafio de juntar conscientização política relacionada a infância e adolescência com as festas de Carnaval. Neste ano o tema da festa foi Eureca pela Verdade Antes que o Mundo Acabe.

A ONG aproveitou o gancho da Comissão da Verdade, que apura casos de desaparecidos e mortos no período da ditadura militar (1964 a 1985), para tratar das ocorrências de crianças que sofreram maus-tratos nas últimas décadas.

De acordo com a coordenadora do bloco, Néia Bueno, existem relatos de crianças que desapareceram na época do regime de exceção que estavam ou não ligadas a famílias que se opunham ao governo.
 “Muitas crianças que estavam na Fundação Casa, na época Febem, sumiram e nunca mais se teve notícia delas. E sabemos que não foi fuga. Achamos que é direito que esses casos também sejam apurados.”

Desfile - De acordo com a Polícia Militar, cerca de 500 pessoas participaram do desfile do bloco, que se concentrou em frente à sede do Meninos e Meninas de Rua, na rua Jurubatuba, a partir das 13h. A batucada pelo Centro começou por volta das 14h, e o trânsito foi parcialmente prejudicado.
O bloco percorreu a rua Marechal até a praça Santa Filomena, onde houve a dispersão. Além da bateria, crianças e adolescentes juntaram as tradicionais purpurinas e confetes, faixas e cartazes pedindo que os casos de crianças desaparecidas na época da ditadura sejam apurados pela Comissão da Verdade. 
Quem foi à Marechal Deodoro fazer compras foi surpreendido pela folia. O ajudante geral Carlos Maciel, 48 anos, não tinha intenção de “pular” Carnaval nesta sexta-feira, mas aproveitar a batucada para festejar um pouco.

“Achei a ideia boa. Assim a gente se diverte e fica conhecendo mais sobre as coisas. Ano que vem eu quero participar desde o começo.”

Tradição - O bloco de Carnaval Eureca reúne em um desfile de rua crianças, jovens, adolescentes, educadores e defensores da área da infância e adolescência. O primeiro desfile aconteceu em 1992, realizado pelo Movimento Meninos e Meninas de Rua. O nome Eureca significa “Eu Reconheço o Estatuto da Criança e do Adolescente” e tem o objetivo de divulgar o ECA.
Em 2010, o estatuto fez aniversário. O tema abordado na ocasião foi “20 Anos do ECA e o Protagonismo Infanto-Juvenil”. O desfile teve o apoio de entidades sociais, tais como Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Rede de Serviços de São Vicente.

Por: Carol Scorce  (carol@abcdmaior.com.br)
Fonte: 
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=47800

Postar um comentário

0 Comentários