Looking For Anything Specific?

 




Projeto de educação integral em Pernambuco tem coordenação de ativista contra trabalho infantil


O Solidariedarte é um dos três projetos apoiados em Pernambuco pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Programa pela Educação Integral. 

 O Projeto Solidariedarte, desenvolvido na cidade histórica de Igarassu, no estado de Pernambuco, região Nordeste do Brasil, passou a ser coordenado desde o início de agosto por Ivoneide Maria Damacena, presidente da União de Meninos e Meninas de Igarassu, que viveu diretamente a situação de trabalho infantil no final da década de 1980. O Solidariedarte é um dos três projetos apoiados em Pernambuco pelo Fundo Juntos pela Educação, como parte do Programa pela Educação Integral. O Nordeste é a região com maiores desafios sociais e educacionais no Brasil.

      Após a edição da nova Constituição Federal, em outubro de 1988, foi constituído um núcleo em Igarassu do Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua. Ivoneide estava envolvida em situação de trabalho infantil, vendendo picolé e broa nas ruas de Igarassu e logo começou a participar das atividades do núcleo do Movimento Nacional.

     Posteriormente, esse núcleo transformou-se na União de Meninos e Meninas de Igarassu, hoje presidida pela própria Ivoneide. Desde 2011 a organização é parceira do Projeto Solidariedarte, com outras organizações de Igarassu: a Aldeias Infantis SOS, Escola Santa Maria e Escola Municipal “João de Queiroz Galvão”.

     O projeto oferece várias oficinas de música, ecologia lúdica, educomunicação, informática e reforço de letramento para crianças e adolescentes do município. Na sede da União de Meninos e Meninas são promovidas oficinas de flauta doce e culinária.

     Um dos propósitos do projeto é promover a reflexão sobre temas relevantes para o contexto social e cultural de Igarassu, como a cultura de paz e a erradicação do trabalho infantil, tema que acompanha a trajetória da nova coordenadora do Projeto Solidariedarte.

      Ivoneide acaba de concluir Pedagogia na Faculdade de Ciências Humanas de Igarassu. Em 2014, fará pós-graduação em gestão e coordenação educacional em instituições formais e informais, em Recife . Também quer cursar línguas estrangeiras, assim como já fazem os filhos e irmãos. Ela foi criada na casa da avó, onde conviviam onze crianças. Um dos irmãos é historiador e o outro, líder sindical no setor de papeleiros. “Todos participamos dessa trajetória de luta pelos direitos de crianças e adolescentes, e continuarei assim, ajudando a mostrar como a educação pode transformar a vida das pessoas e levar o país a um lugar muito melhor”, afirma a nova coordenadora do Projeto Solidariedarte.

     O Fundo Juntos pela Educação é constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A. O Programa pela Educação Integral apoia sete projetos em Pernambuco e no Ceará. Cada projeto está baseado em uma rede composta por escolas públicas, organizações sociais e outros serviços públicos. São redes formadas para promover o desenvolvimento integral, através de oportunidades educativas que abordem todas as dimensões, de crianças, adolescentes e jovens destas comunidades.

       No Ceará, são apoiados os projetos Ecomuseu de Maranguape, em Maranguape; Nossas Histórias, em Fortaleza; Hora do Jogo e Caldeirão das Artes, ambos em Horizonte. Em Pernambuco, são apoiados os projetos Solidariedarte, em Igarassu; Brincando com os Sons, em Olinda; e Construindo saberes e direitos através da Educação Integral, em Recife.



Legendas das Fotos:

Igarassu 01 - Cidade histórica de Igarassu, em Pernambuco, Nordeste do Brasil

Ivoneide  - Ivoneide, ativista contra o trabalho infantil, coordenadora do Solidariedarte de educação integral

(Fotos Fundo Juntos pela Educação)
Autor: Assessoria
Fonte: O NORTÃO

Postar um comentário

0 Comentários